Revista Pet Bunny e Cia

sábado, 10 de abril de 2010

Amizade entre cães e seres humanos desafia a lógica

A notícia se espalhou pelo mundo: um cachorro se jogou na frente de um assaltante para salvar seu tutor e acabou baleado. Assustado, desapareceu e foi considerado morto pela família, que vive no Texas, Estados Unidos. Dois meses depois, no início desta semana, foi encontrado numa cidade próxima e, assim que viu o tutor, pulou em seu colo, comprovando que a amizade entre animais e o homem desafia a lógica, o instinto animal e até a distância.

Os cães tendem a repetir as atitudes de quem está por perto e se tornam protetores dos tutores, segundo a veterinária Mônica Alvarenga Feijó. “É impressionante. Até a doença dos tutores eles repetem. A gente vê isso acontecer com uma frequência enorme. A relação é tão intensa, que a personalidade acaba sendo a mesma”, diz.


Angélica Freire Cordeiro, 43 anos, assina embaixo. Em 2007, ela teve um grave problema de saúde e sua família levou para ela uma cachorrinha, com cinco meses, na época. No início as duas nem podiam ficar muito próximas, por causa da doença de Angélica. Mas com o tempo, as duas não se separaram mais. “A partir do momento que eu fui melhorando, a Tucha virou o centro das atenções dessa casa. Ela virou a alegria da família”, desabafou.

O xodó entre as duas é até alvo de algumas reclamações, segundo Angélica. Mas ela não se importa. “Muitos perguntam como eu não tenho esse amor tão grande por outras pessoas, por exemplo, como eu tenho por ela. Mas só a gente sabe o que eu passei com ela do meu lado. Quando viajo, fico louca para voltar logo. Eu sinto que ela me ama e eu a amo intensamente”, declara.

Quem também não fica sem o cão é a assessora jurídica Renata Souza. Ela tem uma cadela chamada Mel, que começou a sentir um desconforto, no ano passado, e foi levada ao veterinário. O diagnóstico foi cinomose, uma das doenças mais graves dos cães, provocada por um vírus e que pode levar até á morte do animal. “O gasto foi grande na época. Foram mais de R$ 2 mil. E nós nunca pensamos em ficar longe dela. Tratamos dela sempre com esperança de que ela se curasse”.

Imediatamente Mel começou o tratamento com medicamentos e ficou curada. Mas passou a se arrastar, já que perdeu a força nas patas traseiras. O problema só foi resolvido depois de cerca de três meses, quando Mel foi submetida a tratamento com acupuntura veterinária e voltou a andar normalmente. “Ela é muito agitada. Tem uma energia que precisa ver. Não é um cachorro quieto. Brinca com todo mundo, fica triste quando a gente não sai de casa em dia de chuva. É a mesma coisa que um ser humano”, explicou.

Surpresa até no trabalho

Até quem está acostumado com histórias de cães, também fica surpreso com o vínculo entre pessoas e bichos. A veterinária Mônica Feijó nunca se esquece de um episódio que ocorreu há cerca de dez anos com uma cliente, mas que ficou guardado pra vida toda. Um funcionário da casa dessa cliente pediu dispensa do trabalho e decidiu roubar o cachorrinho da família, na época ainda recém-nascido.

Dois anos depois, a mulher do ex-funcionário decidiu devolver o cão, já crescido, aos verdadeiros tutores. Mas nem a família reconhecia o cão, nem o cachorro lembrava dos tutores. A solução só foi encontrada no consultório da veterinária.

“Eu pedi que eles lembrassem de alguma característica que só ele tinha, quando era filhote. E eles lembraram de uma música infantil que, quando era cantada, o filhote uivava muito. Pronto. Foi só cantar a música e o cachorro lembrou, uivou da mesma forma que antes e não restou mais dúvidas. Era ele mesmo. Todo mundo chorou na sala, até eu”, brincou.

Fonte: http://www.anda.jor.br/?p=56253


Uma comovente demonstração de fidelidade, resignação e companheirismo de um cão foi registrada esta semana na Inglaterra. Comet, um labrador cão guia, mesmo sofrendo uma dor imensa provocada por um tumor no baço, ajudou o seu tutor com deficiência visual a percorrer uma longa distância de volta para casa. Assim que chegou, o cachorro desmaiou. Comet foi socorrido, mas faleceu.

David Quarmby, de 61 anos, não tinha ideia de que seu companheiro Comet, um labrador de apenas 8 anos, estava sentindo fortes dores em função de um tumor no baço. Ele só percebeu que algo estava errado quando o cão não quis comer o petisco rotineiro durante a viagem.

David disse que, assim que chegaram em casa, na terça-feira passada (06) ele tirou sua coleira e, logo em seguida, o cão comeu e desmaiou. “Ele empenhou todas as suas forças para sobreviver e me fazer chegar em casa”, disse o tutor. “Estou destruído. Ele fez de tudo para sobreviver e me trazer em casa em segurança”. Quarmby explicou ainda que Comet parecia um pouco cansado e desanimado quando pegaram o trem para Manchester, em seguida um outro para Huddersfield e mais um ônibus para finalmente chegar em casa.

Comet foi levado para um veterinário local, que diagnosticou o tumor. Mas, durante a cirurgia, o cão faleceu logo após a aplicação da anestesia.

“Foi horrível. É como perder um pedaço seu”, disse David. “Comet era um cão maravilhoso, onde eu ia ele estava junto. Foi tudo muito rápido, do momento que percebi que algo não estava bem até o momento que ele faleceu, passaram-se apenas duas horas”.

O porta-voz da Associação de Cães Guia britânico declarou que a história é um caso “triste e raro de acontecer”.
Fonte: http://www.anda.jor.br/?p=55948

Três exemplos comoventes da relação maravilhosa e única que existe entre seres humanos e esses fantásticos animais.((•)) Ouça este post

4 comentários:

  1. Realmente os animais são maravilhosos mesmo sendo selvagens e o fato é nos seres humanos é que temos que nos adaptar com eles.
    Uma vez uma pessoa especial que coneci me contou uma coisa. Os mundos foram assim um dia, mas teve de ser separado por causa do egoismo e de todas as outras impuresa dos humanos. oq ue na verdade seria maravilhoso humanos,elementais e animais juntos com respeito e e amor entendem isso? a Exemplo disto assistir um filme lindo chamado avatar em outros olhos imagino que o diretor ou responsaveis por aquilo são pessoas maravilhosas porque o filme mostra a essencia e o que há de mais lindo na vida. A princípio achei tudo isso uma bobagem mais depois algo mudou em mim e hoje tenho mais respeito por tudo que está ao meu redor e entender que eu é que tenho que me adaptar às condições ao meu redor. Um abraço a todos.
    flavioabdon@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. No dia 09/11/2010, meu melhor amigo se foi da maneira mais cruel e covarde que possa se imaginar...Cheguei em casa e quando vi meu melhor amigo me olhando,perdendo o controle dos seus membros,salivando,implorando ajuda,saí enlouquecida para o veterinário com ele em meus braços.Infelizmente meu Woody não resistiu ao veneno conhecido por chumbinho.Ele lutou de todas as maneiras para sobreviver e eu estive ao seu lado,pedindo a Deus que não deixasse meu amigo partir...Ele se foi, e com ele parte do meu coração.Como dói!
    Agora, só me resta a esperança do culpado ser punido.Estou lutando para que outros animais não sejam vítimas desse criminoso tão covarde!
    Um abraço a todos.
    terefreire@ig.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que tragédia. Lamento muito o que lhe aconteceu. Desejo sorte e que supere logo essa dor.
    Um abraço.

    ResponderExcluir