Revista Pet Bunny e Cia

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Protetora presencia abandono de cão em estrada no Chile

Pirque é uma comunidade da região metropolitana de Santiago, no Chile, conhecida por dezenas de cães serem abandonados todos os dias na estrada, como objetos que já não servem mais. Para piorar, o prefeito Cristián Balmaceda Undurraga proibiu que os residentes da área alimentassem os cães abandonados.

O abandono de animais é comum em todo o Chile, pois há mais de 3 milhões de animais que sofrem nas ruas. E, como se isso não bastasse, o Senado está prestes a aprovar uma lei que irá “eutanasiar” os vira-latas de rua.

O relato a seguir é de Marcela Opazo, uma mulher que dedica sua vida à proteção dos cães abandonados, especialmente em Pirque. Estava indo buscar um cão para ser adotado e se deparou com um ato de negligência e abandono de um animal.

“No último domingo (6), por volta das 19h30, ia pela estrada que une San Juan de Pirque com a passagem das pistas. Passando a ponte pude ver um carro bege estacionado no lado da pista com pouco acostamento, o que me chama a atenção, e digo ao meu marido que talvez tenham perdido alguma coisa. Eu continuo olhando no espelho retrovisor quando de repente vejo a porta da frente abrir, uma mulher vai até o porta-malas e joga na rua um cão marrom-dourado semelhante a um cocker. Grito para meu marido parar o carro. Saio com a câmera fotográfica na mão para tirar fotos da placa do carro antes que saia. O nervosismo faz com que minhas mãos tremam, minha boca seca, e mais uma vez pressiono o botão da câmera fotográfica.

Depois de tirar várias fotos, um homem que está ao volante me olha irritado e diz: ‘o que está fazendo senhora?’ Nervosa respondo: ‘não sente vergonha de jogar o seu cão na rua?’. Noto que ao seu lado está uma jovem senhora e no banco de trás seus dois filhos pequenos olham sem entender nada. A mulher abaixa a cabeça e diz: ‘é que não queremos mais ficar com ele’. ‘Isso não lhe dá direito de abandoná-lo’, lhe digo. Imediatamente o motorista pisa no acelerador e arranca, enquanto seu cachorro caminha de um lado para outro esperançoso, tentando abrir a porta, e implorando ‘por favor, o que aconteceu’. O pobre animal não conseguiu correr o suficiente atrás daqueles que um dia o quiseram.

Pouco depois o cachorro, cansado de correr, com a língua para fora, os olhos arregalados, andando de lá para cá, me olha, cheira meu carro, geme, respira incessante. Eu com raiva e um sentimento de impotência tento aproximar-me, mas ele não deixa, só me olha. Eu tento pegá-lo, mas ele não deixa, volta a correr, até que o perdemos de vista.”

O nome do proprietário do carro é Kirk Hurtado Solar. A protetora fez um vídeo do animal logo após o abandono.
Fonte: http://www.anda.jor.br/?p=35845

Essa é de doer o coração!! Como podem ter coragem? Não tem sentimentos??
Fico indignada!!!!!!((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário