Revista Pet Bunny e Cia

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Sensibilidade Animal e posse responsável

Visitei nesse final de semana, uma feira de filhotes aqui em salvador realizada no estacionamento de um shopping.
Logo de cara, me deparei com bois, vacas e cavalos... "não era pra ser apenas filhotes?" pensei que estava na exporural que costuma ter por aqui também... enfim... mais adiante cada coisa linda!! Várias raças de cães, até o gato da raça ragdol que postei sobre ele aqui no blog, estava exposto. Tive o enorme prazer em carregar um filhote espoleta de chow chow que foi uma atração à parte. A criadora não queria, mas depois deixou eu carregar e as pessoas vieram para tirar uma casquinha do pequeno acariciando e tirando fotos, mas tudo isso no meu colo, claro. É tão gostoso o danadinho!! Tirei algumas fotos com ele mas ficaram parecendo fotos do além: só tinha luz, rsrs. Meu fotógrafo não é muito bom (meu namorado). Bem, essa foi a parte maravilhosa da feira. Mas observei algumas coisas que me deixaram um pouco indignada: o alojamento desses animais. Acho incrível a falta de sensibilidade das pessoas e como o capitalismo se sobrepõe ao bem estar até dos animais, pobres inocentes. Filhotes bem novinhos, menos de 60 dias em cima de grades sem proteção, totalmente desconfortáveis, em espaços pequenos... os gatos ragdoll, filhotes, estavam com aspecto nada saudável nem atrativo para compra; um mesmo estava visivelmente doente. Um buldog em uma "jaula" minúscula onde ele mal podia se mover... tudo isso me deixou chateada, ao ver que o interesse alí era só vender os "produtos" expostos e nada mais. Havia muito incentivo para aquisição de um filhote, com banners enormes com frases encantadoras e convincentes sobre a maravilha de se ter um cachorro. Mas não havia preocupação com "a posse responsável". Muitas pessoas compram animais por impulso, ainda mais quando se trata de fofos e meigos filhotes peludos e brincalhões. Muitos se esquecem de que antes disso tudo, é uma vida, que pode adoecer e isso significar muitos gastos com veterinário e remédios; que requer muita dedicação, atenção, carinho e isso requer tempo disponível que muitos não tem. Observei a tendência em se dizer "pode ser criado em apartamento sem problemas!!". Não concordo. Tuig (meu coelhinho) vive em apartamento, mas confesso que não é o lugar ideal para ele. Quanto mais um cachorro!! Independente do porte. Ah, claro, depende do apartamento!!
Mas em geral, são espaços pequenos e não oferecem uma infraestrutura adequada para abrigar os caninos que gostam e precisam de espaço.
Acabei de comprar um hamster anão russo winter white. Ele (Hamy) vive numa gaiola de 3 andares mas comecei a achar o espaço pequeno e estava pensando em mudar ele para a gaiola de Tuig, 5 vezes maior. Imagine que o vendedor me ofereceu uma gaiola que media 30cm X 20cm dizendo que era o ideal para o tamanho dele!! Eu me preocupo muito com o bem estar dos animais que tenho, me coloco no lugar deles e acho que esse é o ponto de partida para "a posse responsável". Claro que antes, pesquisei muito sobre ele, doenças, alimentação, comportamento, hábitos, além de assistir vários vídeos. Parece Tuig em miniatura, rsrs.
O mesmo se dá com peixes betta. Quando comprei Teófilo, a vendedora falou "eles podem ser criados até num copo!". Que absurdo. Ela estranhou minha preocupação em comprar um aquário maior do que o de costume para bettas. Como Teófilo era menor que Teodoro, betta que eu já tinha, ficou no aquário de Teodoro e esse, no aquário novo e maior. Ele ficou mais feliz: ficou mais ativo. Sou feliz e agradeço à Deus por ter alguma sensibilidade em perceber as necessidades dos animais.
A turminha aqui em casa é especial: Tuig, Teodoro, Teófilo e Hamy, o caçulinha.
Pretendo ter mais animais, mas só quando tiver mais espaço. Estão na lista: chinchila, porquinho da índia, piriquito e cachorro chow chow... mas essa lista pode aumntar!! kkkkkkkkkkkkkk((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário